O objetivo é acelerar pesquisas e promover sustentabilidade na agricultura de Mato Grosso
Na última quinta-feira (28.11), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) e a Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde inauguraram novo Laboratório de Biologia Molecular, em Lucas do Rio Verde. A cerimônia, realizada durante o lançamento do Show Safra 2025, marcou o início de uma parceria que tem como objetivo acelerar o diagnóstico de doenças e pragas nas lavouras.
O laboratório, com tecnologia de ponta, será fundamental para aumentar a agilidade dos estudos na área de biotecnologia, especialmente na identificação de anormalidades que afetam as lavouras e no aprimoramento das variedades. O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, destacou a importância dessa colaboração para o avanço da sustentabilidade e da eficiência na produção agrícola.
“Nesta parceria, fala-se muito em sustentabilidade e com certeza esse laboratório vai acelerar muito mais o diagnóstico de doenças que aparecem aqui na região. A Aprosoja Mato Grosso também está atuando no melhoramento genético e em menos de três anos estaremos lançando a primeira variedade”, afirmou Lucas Costa Beber.
A inauguração do laboratório é mais um passo da Aprosoja MT e da Fundação em direção ao objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico do setor. O Show Safra, organizado pela Fundação Rio Verde, também tem apoio da Aprosoja MT e em 2025 terá como tema a “Inovação e Sustentabilidade”. A feira, é uma vitrine do potencial do agronegócio mato-grossense, representando o setor com excelência e conectando o campo às novas tendências e tecnologias.
Joci Piccini, presidente da Fundação Rio Verde, ressalta que esses investimentos buscam solucionar os desafios enfrentados pelos produtores. “Eu acho que a gente está representando o estado nesses momentos, representando a agricultura sustentável. Estamos fazendo com que Lucas do Rio Verde, neste momento, faça esse show de tecnologia e diversificação, porque no passado nós passamos por muitas dificuldades”, explicou Piccini.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, reforçou a necessidade de sempre buscar a inovação. “A gente fica pensando, também, como fazer inovação no poder público, porque nós temos que construir soluções sustentáveis. Então, é uma construção permanente que cada está mais acelerada”, conta.
Com o novo laboratório, a Aprosoja MT se une à Fundação para proporcionar aos produtores rurais um conjunto de ferramentas que poderão transformar a agricultura, tornando-a mais eficiente, sustentável e competitiva no mercado nacional e internacional. A parceria representa um avanço no compromisso da entidade com a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor sem comprometer a produtividade das lavouras.
Vitória Kehl Araujo