O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quinta-feira (04.09), o programa “Gás do Povo” criado para substituir e ampliar o Auxílio Gás, beneficiando 15,5 milhões de famílias em todo o país com um custo estimado de R$ 5 bilhões em 2026.
O programa fornecerá botijões de gás gratuitos para famílias inscritas no Cadastro Único com renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759).
O número de botijões por ano dependerá do tamanho da família:
2 pessoas: até 3 botijões
3 pessoas: até 4 botijões
4 ou mais pessoas: até 6 botijões
O acesso ao benefício será direto, sem intermediários. Os botijões poderão ser retirados em revendas credenciadas, usando:
Vale digital no aplicativo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
Cartão específico do programa
QR Code impresso em lotéricas e agências da Caixa
Cartão do Bolsa Família, quando aplicável
A gratuidade será confirmada no momento da retirada, mediante validação eletrônica. Não haverá pagamento em dinheiro, mas o preço do frete não está incluído; caso o beneficiário opte por entrega em casa, precisará arcar com o custo.
O MDS será responsável pelo gerenciamento do programa, que atingirá cerca de 50 milhões de pessoas. Pessoas que vivem sozinhas não terão direito ao benefício.
O programa contará com 58 mil pontos de distribuição credenciados, garantindo acesso rápido e seguro aos botijões de gás para as famílias beneficiadas.
































