Uma reunião crítica será realizada para que sejam expostas as oportunidades de melhoria
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) finalizou a auditoria interna de verificação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e do Sistema de Gestão de Energia (SGE). O trabalho avaliou o cumprimento dos critérios para a manutenção dos certificados ABNT NBR ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 50001 entre os setores, apontando para a conformidade com as normas de referência.
“Isso mostra a visão de longo alcance que temos no Tribunal, uma vez que, para entregarmos bons resultados à população e continuarmos atuando pelo fim das desigualdades e pelo desenvolvimento do estado, precisamos de bases sólidas dentro da nossa instituição. Então, estamos constantemente em busca do aprimoramento e da excelência destes processos”, disse o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.
O subsecretário da Secretaria de Planejamento e Integração (Seplan) do TCE-MT, Guilherme Almeida, explica que as auditorias internas analisaram se o órgão vem seguindo os requisitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Este processo incluiu a verificação de documentações e observações se estamos seguindo o passo a passo de cada requisito. Isso é necessário para mantermos as certificações.”
Agora, com a consolidação das informações obtidas, uma reunião crítica será realizada para que sejam expostas as oportunidades de melhoria. “Vimos que a maioria dos setores estão conseguindo se manter dentro das exigências, com alguma exceção, é claro, porque a gente está sempre em fase de aperfeiçoamento. Vamos conversar com cada setor para posteriormente apresentar a nossa análise crítica e a proposta de tratar essas oportunidades ou não conformidades identificadas”, pontuou Guilherme.
Segundo o subsecretário, a reunião crítica deve acontecer ainda nesta semana. Já a auditoria externa, de responsabilidade da equipe da ABNT, está prevista para a primeira quinzena de outubro.
Alto padrão
Após a análise dos tópicos dos referidos ISOs, foi recomendado que a Seplan realize trimestralmente uma oficina de qualidade com a alta direção, relatando as informações de todos os processos certificados. “Chegamos a um alto padrão, estamos atendendo aos requisitos das normas e, por isso, devemos manter a qualidade, buscando a constante melhoria por meio do monitoramento”, frisou Guilherme Almeida.
A auditoria voltada ao documento de referência ABNT NBR ISO 50001:2018, tratou sobre o autoconsumo de energia nas dependências do complexo do TCE-MT, que compreende, o Prédio Administrativo, Edifício Marechal Rondon e Escola Superior de Contas (ESC).
Já a auditoria que tratou sobre a ABNT NBR ISO 9001:2015, confere as competências de sete produtos, sendo eles: o Gerenciamento de Prazo e Sistematização das Atividades, o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico, Diário Oficial de Contas (DOC), Plenário Virtual, Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo, Controle da Qualidade das Informações inseridas na ferramenta sistema Geoobras e o Radar de Controle Público.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT